Carta de alforria

 

A vida é um instante, filha.

Eu me assusto com isso, algumas vezes.

Quer dizer. A gente vive com uma espécie de certeza de que tudo isso aqui é permanente, né. Por vezes, inclusive, acabamos sofrendo demais, pensando demais, aumentando demais coisas que nem precisavam de toda essa ênfase. Amarramos nossos pés ao que nos garante estabilidade, quando a única coisa que precisamos é mesmo de espaço e céu aberto pra voar. Às vezes, parece que estamos numa prisão.

Mas se prestarmos atenção, é mesmo um mergulho.

Nem tudo tem a dimensão que nos parece. Nem o peso.
Sobretudo o peso é muito relativo.

A vida é sopro, meu bem.
Num piscar de olhos tudo como você conhece pode mudar.

E está tudo bem também, não vamos lamentar o incerto.
Nem paralisarmos diante do vão.
É na ação que a gente aprende e é só em movimento que a roda gira. E estar em movimento, nos movimentos, pode e deve ser engradecedor. Para si e para além.

Só não esquece de olhar pro céu. E aceitar a mudança das estações. E de respeitar o seu corpo, seu tempo, seus limites. Consigo mesma, com a vida e com o outro. Não se esqueça de olhar pro outro, de ouvir e estender a mão.

Há que se abrir um pouco a vista, tirar o olhar do que é só terreno, do que a gente tem certeza que é concreto. Porque aí deixamos de ver outras tantas nuances e possibilidades diante da imensidão que é o viver.

Emancipação verdadeira é entender e viver isso. Entregar. Ir. Conseguir viver a liberdade que é esse mistério. E reverenciá-lo, todos os dias, enquanto fazemos o nosso caminho.

E é mesmo um paradoxo. Porque é um sopro, uma brisa que passa diante do abismo. Não tem controle, não tem certeza, não tem regra. Mesmo assim, e talvez exatamente por isso, é fundamental. Vital.

O mundo pode até tentar te prender por algum motivo, te podar ou te impedir de fazer o quer que seja. Apenas vá, meu bem. Continue indo. Não pare nestas palavras vazias. Ocupe-se de quem você é.

Esta carta é para te lembrar que você é uma pessoa livre.

Não esquece, tá?

com amor,
mamãe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s